quarta-feira, 24 de março de 2010

NOTÍCIA DE JORNAL


Idosos são beneficiados com projeto desenvolvido por alunos da Rede Municipal

Um projeto de leitura está levando a literatura para fora do muro da escola. O projeto “Pequenos contadores de história”, desenvolvido pela escola Plácido de Castro, leva ficção e conhecimento a pessoas muitas vezes esquecidas pela sociedade e pela família.

“Decidimos dividir com a comunidade o conhecimento adquirido dentro da sala de aula. Por isso, resolvemos visitar abrigos e instituições de apoio ao idoso para levar um pouco de diversão a essas pessoas”, destacou Lauriane Martins, professora da sala de leitura da escola Plácido de Castro. De acordo com a professora, o projeto iniciou no Aconchego do Idoso, mas irá visitar outros centros de apoio a pessoas idosas.

Para Gelma Vieira, coordenadora do 1º e 2º ano do 2º ciclo da escola Plácido, é preciso que haja uma integração entre a escola e a comunidade. “A comunidade deve está inserida na rotina escolar, e a rotina escolar deve incluir em suas tarefas o envolvimento com a comunidade”.

Segundo Dionísio Lunkes, coordenador do Aconchego do Idoso, é preciso que a sociedade se preocupe mais com os seus idosos, pois foram eles que durante muito tempo sustentaram a economia do país. “Os idosos de hoje são os pais, os professores, os médicos de ontem, e os profissionais de hoje são os idosos de amanhã, por isso é preciso muito respeito e carinho com essas pessoas”, enfatiza.

Aconchego do Idoso

O Aconchego do Idoso é uma casa de abrigo, constituindo Instituição de Longa Permanência (ILP), como proteção social de alta complexidade que visa o atendimento ao idoso, a partir de 60 anos, de ambos os sexos, com problemas de saúde, precisando de reabilitação, em situação de risco pessoal e social, com rompimento ou desprovimento de vínculo familiar.

O programa possui nove leitos, garante cidadania, por um pequeno período, para idosos doentes, e oferece tratamento de saúde por equipe multiprofissional, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Tendo como objetivo maior resgatar a saúde biopsicossocial do idoso, recuperar sua auto-estima, tratar hábitos nocivos à saúde, reinserir o idoso à família e promover a retomada dos vínculos familiares.

O espaço oferece alimentação balanceada e dieta recomendada por nutricionista, e ações de combate ao preconceito à terceira idade, por meio de orientações e campanhas.


“Projeto
Pequenos contadores de história”

quarta-feira, 17 de março de 2010

PÁSCOA 2010


A PÁSCOA

O NOME PÁSCOA SURGIU A PARTIR DA PALAVRA HEBRAICA "PESSACH" ("PASSAGEM"), QUE PARA OS HEBREUS SIGNIFICAVA O FIM DA ESCRAVIDÃO E O INÍCIO DA LIBERTAÇÃO DO POVO JUDEU (MARCADO PELA TRAVESSIA DO MAR VERMELHO, QUE SE TINHA ABERTO PARA "ABRIR PASSAGEM" AOS FILHOS DE ISRAEL QUE MOISÉS IA CONDUZIR PARA A TERRA PROMETIDA).

AINDA HOJE A FAMÍLIA JUDAICA SE REÚNE PARA O "SEDER", UM JANTAR ESPECIAL QUE É FEITO EM FAMÍLIA E DURA OITO DIAS. ALÉM DO JANTAR HÁ LEITURAS NAS SINAGOGAS.

PARA OS CRISTÃOS, A PÁSCOA É A PASSAGEM DE JESUS CRISTO DA MORTE PARA A VIDA: A RESSURREIÇÃO. A PASSAGEM DE DEUS ENTRE NÓS E A NOSSA PASSAGEM PARA DEUS. É CONSIDERADA A FESTA DAS FESTAS, A SOLENIDADE DAS SOLENIDADES, E NÃO SE CELEBRA DIGNAMENTE SENÃO NA ALEGRIA.

EM TEMPOS ANTIGOS, NO HEMISFÉRIO NORTE, A CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA ERA MARCADA COM O FIM DO INVERNO E O INÍCIO DA PRIMAVERA. TEMPO EM QUE ANIMAIS E PLANTAS APARECEM NOVAMENTE. OS PASTORES E CAMPONESES PRESENTEAVAM-SE UNS AOS OUTROS COM OVOS.



SÍMBOLOS DA PÁSCOA

  • OVO DE PÁSCOA
    A EXISTÊNCIA DA VIDA ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA AO OVO, QUE SIMBOLIZA O NASCIMENTO.

  • COELHINHO DA PÁSCOA
    POR SEREM ANIMAIS COM CAPACIDADE DE GERAR GRANDES NINHADAS, SUA IMAGEM SIMBOLIZA A CAPACIDADE DA IGREJA DE  PRODUZIR NOVOS DISCÍPULOS CONSTANTEMENTE.
     

  • A CRUZ DA RESSURREIÇÃO
    TRADUZ, AO MESMO TEMPO, SOFRIMENTO E RESSURREIÇÃO.




  • O CORDEIRO 
    SIMBOLIZA CRISTO, QUE É O CORDEIRO DE DEUS, E SE SACRIFICOU EM FAVOR DE TODO O REBANHO.


  • PÃO E VINHO
    NA CEIA DO SENHOR, JESUS ESCOLHEU O PÃO E O VINHO PARA DAR VAZÃO AO SEU AMOR. REPRESENTANDO O SEU CORPO E SANGUE, ELES SÃO DADOS AOS SEUS DISCÍPULOS, PARA CELEBRAR A VIDA ETERNA.

 
  • O CÍRIO
    É A GRANDE VELA QUE SE ACENDE NA ALELUIA. QUER DIZER: "CRISTO, A LUZ DOS POVOS". ALFA E ÔMEGA NELA GRAVADAS QUEREM DIZER: "DEUS É O PRINCÍPIO E O FIM DE TUDO".







FELIZ PÁSCOA!

terça-feira, 16 de março de 2010

Carnaval 2010

A história do Carnaval

O carnaval é uma festa popular muito antiga e, por isso, não se sabe a origem exata dessa comemoração. O que se sabe é que está sendo transmitido de geração a geração há muitos anos, como uma tradição. É considerado também uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo, trazido pelos portugueses ao Brasil por volta de 1750. As pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. A palavra entrudo vem do latim e significa entrada, pois a comemoração começa na entrada ( início ) da Quaresma. Tinha, portanto, um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
  • Lista de palavras relacionadas:
Pandeiro, bateria, fantasias, carnaval, samba, desfile, marchinhas, máscaras, serpentina, confete, trio elétrco, foliões
  • Marchinhas de carnaval 
A marcha de carnaval, também conhecida como "marchinha" é um gênero de música popular que esteve no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos anos 60 do século XX. Descende das marchas populares portuguesas.
As nossas marchinhas brasileiras surgiram no Rio de Janeiro, com as composições de Eduardo Souto, Freire Júnior e Sinhô e atingiu o apogeu com intérpretes como Carmem Miranda, Almirante, Mário Reis, Dalva de Oliveira, Silvio Caldas, entre outros. 
  • Abre Alas
Composição: by Chiquinha Gonzaga

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar
Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar

  • A Jardineira
Composição: by Benedito Lacerda-Humberto Porto
Ó jardineira porque estás tão triste
Mas o que foi que te aconteceu
Foi a camélia que caiu do galho
Deu dois suspiros e depois morreu

Vem jardineira, vem meu amor
Não fiques triste que este mundo é todo seu
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu.

  • Mamãe Eu Quero
Composição: by Marcha De Jararaca E V. Paiva
Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!

Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana

Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal. 

Fonte: http://cantinhodoeducar.blogspot.com/2010/01/turma-da-monica-datas-comemorativas.html

Ano de 2010

  1º de janeiro: Dia da Confraternização Universal e da Paz

O primeiro dia do ano pelo calendário da Era Comum foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para promover a fraternidade universal. Para todos os povos, é tempo de recomeçar
A chegada de um ano sempre desperta a expectativa pela abertura de um novo ciclo, cheio de transformações.
essa época, verbos como recomeçar, reconstruir, repensar e tantos outros “re” parecem fazer mais sentido do que no restante do tempo. Simpatias e tradições reforçam ainda mais esses significados em torno da festa: comer lentilha, pular ondas, vestir branco.
Ao brindar o recomeço, além de sorte, também são bem-vindos os desejos de paz e fraternidade.

Em 1968, o papa Paulo VI escreveu uma mensagem lançando a ideia da comemoração do Dia Mundial da Paz.
No texto, sugeria que esta não fosse uma comemoração exclusivamente católica, mas que ganhasse adesão ao redor do mundo com “caráter sincero e forte de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar à história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil”.

Ainda que desde 1981 o Dia Internacional da Paz seja comemorado em 21 de setembro, a data de 1º de janeiro é reconhecida pela ONU como o Dia da Confraternização Universal, ou seja, do diálogo e da  paz entre os povos.

  • Novo ciclo
A palavra francesa Reveillon significa “acordar” e era usada no século 17 para designar jantares longos e chiques realizados durante o ano.
Com o tempo, acabou popularizando-se como sinônimo da festa de passagem de ano.
A comemoração do Ano-Novo tem sua origem intimamente ligada à natureza.
Dois mil anos antes da era cristã, os antigos babilônios festejavam a entrada de um novo ciclo anual no início da primavera no hemisfério norte, que equivaleria ao dia 23 de março do calendário cristão.
Nessa época, era feita a plantação de novas safras, daí a noção de reinício, preservada até hoje.
Já os gregos celebravam o início de um novo ciclo entre 21 e 22 de dezembro, mas o ritual também  representava o espírito da fertilidade.
A festa era pelo renascimento anual do deus Dionísius, a quem homenageava-se desfilando com um bebê em um cesto.
Os egípcios comemoravam o Ano-Novo quando a estrela Sírius surgia no horizonte de Mênfis, a cidade dos primeiros faraós.
A data (16 de julho no calendário cristão) marcava o começo da enchente anual do rio Nilo.

  • Datas diferentes, sentidos iguais
Na China, a passagem do ano cai no fim de janeiro ou início de fevereiro, porque segue-se o calendário lunar.
Os judeus têm sua celebração de Ano-Novo no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do calendário judaico (meados de setembro ou começo de outubro): é o Rosh Hashaná, a “festa das trombetas".
Para os islâmicos, o ano novo cai em maio, pois a contagem islâmica corresponde ao aniversário da Hégira (que em árabe significa emigração), cujo ano zero corresponde ao 622 da era cristã, ocasião em que o profeta Maomé deixou a Cidade de Meca e se estabeleceu em Medina.
Independentemente de crença ou data, o começo de um novo ciclo é um convite para que se repense e se qualifique a  relação com o próximo e com o mundo. Feliz 2010!

Fonte: Procuradoria Regional da República 4ª  Região – com informações de Scritta e Themis.