sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dinâmica Cuidando do Ninho


CUIDANDO DO NINHO
Professora: Gilmara Patrice
Disciplina: Ciências
Turmas: 7ª série

Objetivo:
Trabalhar com o grupo as questões relacionadas a maternidade/paternidade precoce e com a responsabilidade de suas ações.

Material:

 Ovo cru por participante
Caneta esferográfica


Como fazer:

Marcar os ovos previamente, uma cor para o sexo feminino, outra para o sexo masculino, duas marcas para gêmeos e um asterisco ou uma trinca para alguma necessidade especial;

Distribuir 1 (um) ovo por participante ou 2 (dois) ovos que ele simboliza um recém nascido que será cuidado pelo "pai" ou "mãe";

Estimular os adolescentes a personalizarem o seu bebê, pintando um rosto, fazendo-lhe um ninho;

Estabelecer o compromisso de levarem seu bebê-ovo a todos os lugares que forem, pelo prazo de tempo estipulado pelo professor;

Solicitá-los a trazer os bebês no último dia estimado;

Anotar os depoimentos e as histórias ocorridas com o bebê e com o participante.

Discussão:
  1. Como o bebê-ovo interferiu na vida diária de cada adolescente?
  2. Que sentimentos surgiram?
  3. Que dificuldades apareceram durante o processo?
  4. Como foram interpretadas as quebras dos ovos?
  5. Por que há pessoas sem filhos?
  6. Algum bebê-ovo foi sequestrado? Como evitar?
  7. Que aprendizado resultou essa dinâmica?
Obs: O professor pode tirar todo o conteúdo dos ovos, fazendo um pequeno furo em cima das extremidades e fechando o orifício com fita adesiva. Assim, se houver acidentes com o bebê, não haveria muita sujeira com a quebra do ovo.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

PROJETO COMUNIDADE DE LEITORES

COORDENAÇÃO: Gelma Vieira e Ivanilde Amorim

PÚBLICO-ALVO: alunos, professores, pais, funcionários.


FOCO: desenvolver o comportamento de leitor e o prazer de ler.

JUSTIFICATIVA

Sabemos que a leitura é fundamental na vida das pessoas, e a tarefa da escola no sentido de garantir essa prática é de grande importância.

Vale ressaltar que nossa realidade é formada por um significativo número de pessoas que não dispõe desse hábito, ou seja, a leitura é vista como algo obrigatório ou somente por uma necessidade imediata.

Sabemos também que a aprendizagem da leitura ocorre somente quando as pessoas convivem em um ambiente onde o ato de ler acontece de forma organizada e prazerosa, isto é, em ambientes nos quais ler é quase tão importante quanto nossas necessidades vitais.

Assim, o Projeto Comunidade de Leitores visa transformar a escola num espaço no qual a leitura faça parte da rotina das pessoas e aconteça de maneira prazerosa. É destinado a toda a comunidade escolar, ou seja, professores, funcionários, pais, jovens e adultos, todos que fazem parte do universo escolar.

Nessa tarefa, cabe a direção da escola o papel de conduzir este projeto dando outra dimensão ao papel da leitura uma vez que esta deixa de ser algo que acontece somente em sala de aula e torna-se uma atividade compartilhada entre todos da comunidade. Assim, teremos uma escola formada por uma verdadeira comunidade de leitores.

OBJETIVOS:
Compartilhar o projeto com a comunidade escolar;

Organizar o acervo da escola, oferecendo variedade e qualidade;

Possibilitar o acesso dos funcionários e famílias ao acervo da escola;

Incentivar o hábito de ler, planejando ações de leitura dentro e fora da sala de aula;

Planejar situações de leitura diversas: feita pelo professor, pelo aluno, intercâmbio entre turmas e com a participação da comunidade escolar;

Garantir uma rotina organizada (sistemática e freqüente) de trabalho com a leitura na escola.


AÇÕES:
  • Organizar um sistema de empréstimo de livros, tornando o acervo da escola acessível a todos;
  • Campanhas para arrecadação de livros através de eventos como: cine-pipoca, bingos, rifas, festas juninas;
  • Confecção de fichas individuais para controle de empréstimos de livros;
  • Promover momentos de leitura na escola a cada última sexta-feira de cada bimestre (convidar pais, pessoas da direção, escritores locais, outros funcionários da escola) para a realização da ação;
  • Mural de indicação literária;
  • Painel com nomes e fotos dos alunos que mais leram durante o mês;
  • Indicação de livros pelos alunos nas salas vizinhas;
  • Painel literário (disposto nos corredores da escola);
  • Doação de revistas por professores, alunos e pais;
  • Planejar momentos de leitura compartilhada entre direção e funcionários de apoio (vigias, auxiliares de serviços gerais, merendeiras);
  • Proporcionar momentos de leitura na sala de leitura e biblioteca durante o intervalo;
  • Garantir a leitura diária por professores e alunos em sala de aula bem como a indicação dos livros lidos;
  • Apresentação de lista em mural com os nomes dos livros mais lido na escola;
  • Utilização de plaquinhas nas salas de aulas e sala de leitura indicando que não devem ser interrompidos, pois é hora da leitura;
  • Roda de conversa feita pelo professor na sala de aula para orientar o aluno como falar do livro lido.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Atividade com anúncio


SEQUÊNCIA DE AULAS PARA PRODUÇÃO DE ANÚNCIO
 
  • Objetivos:
  1. Produzir anúncio utilizando as características próprias do gênero.
  2. Conhecer a função social desse tipo de texto.
  3. Revisar o próprio texto e desenvolver comportamento de escritor.

  • Sequência das aulas:
1ª Aula: Leitura pelo aluno para classificar os tipos de anúncio que geralmente aparecem nos jornais (vender, alugar, etc.) e preenchimento do quadro com as informações que devem constar no anúncio quando se quer vender, alugar, comprar, etc.



SUGESTÃO DO QUADRO:



INFORMAÇÕES QUE CARACTERIZAM O ANÚNCIO DE VENDA

INFORMAÇÕES QUE CARACTERIZAM O ANÚNCIO DE ALUGUEL
  
Obs:  O quadro deve ser escrito na lousa para ser preenchido coletivamente (professor como escriba) e os alunos devem ter o mesmo no caderno  para copiar as informações que foram retiradas do texto

Encaminhamentos:
  • Organizar as duplas com níveis aproximados
  • Distribuir os jornais as duplas e solicitar que eles observem que tipo de anúncio aparece no jornal – se é para vender, comprar, alugar, etc.  

  • Após fazerem a classificação o professor pode orientar a leitura para que eles identifiquem as informações que aparecem em cada tipo de anúncio. Em seguida escreve na lousa o modelo do quadro e entrega aos alunos uma cópia do mesmo, mostrando como o quadro deverá ser preenchido.
2ª Aula: Produção coletiva de um anúncio. O professor deve selecionar o que irá levar para ser anunciado, antes de começar a escrever, relembrar que informações devem ter no anúncio (depende do que foi escolhido), para poder solicitar aos alunos que busquem as informações no quadro que foi construído na aula anterior.

3ª Aula: Produção de anúncio em duplas

4ª Aula: Revisão coletiva do anúncio que foi produzido nas duplas

5ª Aula: Produção de anúncio individual

6ª Aula: Revisão coletiva


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dia das Mães



Dia das Mães


O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Dados Históricos: A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio.

Em Israel o dia da mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o dia da família em Fevereiro.






 

 



 



Feliz dia das Mães!