domingo, 12 de junho de 2011

CORDEL

 CONSELHO

OLÁ QUERIDOS ALUNOS
PRA MIM É SATISFAÇÃO
DE ESTÁ EM SUA ESCOLA
NESTA LINDA OCASIÃO
PARA MOSTRAR SEM ATALHO
PRA VOCÊS O MEU TRABALHO
QUERO QUE PRESTE  ATENÇÃO.

UM ALUNO EXEMPLAR
ELE É OBEDIENTE
RESPEITA OS PROFESSORES
FAZ TUDO CORRETAMENTE
OLHE AQUI PARA MIM
SEI,  VOCÊS SÃO ASSIM
CALMOS E INTELIGENTES

É ASSIM QUE TEM QUE SER
POIS PRECISAM ESTUDAR
PARA QUE LÁ NO FUTURO
VOCÊS VENHAM A SE FORMAR
NA PROFISSÃO DESEJADA
QUE SEJA BEM INTEGRADA
NO COMÉRCIO POPULAR

SEJA UM ADVOGADO
ENGENHEIRO OU PROFESSOR
ANALISTA DE SISTEMA
MECÂNICO OU OPERADOR
O MENINO OU MENINA
ESTÁ LÁ NA MEDICINA
SALVANDO VIDAS COM AMOR
NÃO FAÇA COISAS ERRADAS
E NÃO USE ENTORPECENTES
POIS AS DROGAS SÓ ACABAM
COM A CARREIRA DA GENTE
PARA QUE SEJAM FELIZES
SER ATOR OU ATRIZ
TEM QUE SER OBEDIENTE

EXISTEM MUITOS CONVITES
QUE NÃO PODEM ACEITAR
PARA AS DROGAS, FURTOS E ROUBO
ISSO PODEM DESCARTAR
PORQUE NÃO SERVE PRA TI
ISSO SÓ VEM DESTRUIR
O QUE TEM DE MELHORAR

SEJA CALMO, INTELIGENTE
MUITO SÁBIO E AMOROSO
COM A SUA PACIÊNCIA
SEJA HONESTO E BONDOSO
FAZENDO ASSIM COM CARINHO
TERÁS UM LINDO CAMINHO
E UM FUTURO PRECIOSO

ME DISPEÇO DE VOCÊS
COM ESSA MINHA AMOSTRA
DE VERSINHOS MEIO BOLADOS
ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM
DESCULPE MINHA OUSADIA
POIS SÃO VERSO DO VIGIA
ESTE AMIGO “TÔNY COSTA”


 TONY COSTA MARADONA
Vigilante da Escola Plácido de Castro

sábado, 22 de janeiro de 2011

ANO LETIVO 2011



17 DE JANEIRO DE 2011

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."           
                                                                                               (Paulo Freire)

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Momentos 2010




Obrigada a todos que fizeram parte desses momentos em 2010.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Projeto Comunidade de leitores

A Escola Plácido de Castro realizou a culminância do Projeto Comunidade de leitores do 2º semestre, conheça o projeto e veja as fotos.


PROJETO

COORDENAÇÃO: Gelma Vieira, Ivanilde Amorim e Maria dos Remédios.

PÚBLICO-ALVO: Alunos, professores, pais e funcionários.

FOCO: Desenvolver o comportamento de leitor e o prazer de ler.
 
JUSTIFICATIVA

Sabemos que a leitura é fundamental na vida das pessoas, e a tarefa da escola no sentido de garantir essa prática é de grande importância.

Vale ressaltar que nossa realidade é formada por um significativo número de pessoas que não dispõe desse hábito, ou seja, a leitura é vista como algo obrigatório ou somente por uma necessidade imediata.

Sabemos também que a aprendizagem da leitura ocorre somente quando as pessoas convivem em um ambiente onde o ato de ler acontece de forma organizada e prazerosa, isto é, em ambientes nos quais ler é quase tão importante quanto nossas necessidades vitais.

Assim, o Projeto Comunidade de Leitores visa transformar a escola num espaço no qual a leitura faça parte da rotina das pessoas e aconteça de maneira prazerosa. É destinado a toda a comunidade escolar, ou seja, professores, funcionários, pais, jovens e adultos, todos que fazem parte do universo escolar.

Nessa tarefa, cabe a direção da escola o papel de conduzir este projeto dando outra dimensão ao papel da leitura uma vez que esta deixa de ser algo que acontece somente em sala de aula e torna-se uma atividade compartilhada entre todos da comunidade. Assim, teremos uma escola formada por uma verdadeira comunidade de leitores.

OBJETIVOS:
  • Compartilhar o projeto com a comunidade escolar;
  • Organizar o acervo da escola, oferecendo variedade e qualidade;
  • Possibilitar o acesso dos funcionários e famílias ao acervo da escola;
  • Incentivar o hábito de ler, planejando ações de leitura dentro e fora da sala de aula;
  • Planejar situações de leitura diversas: feita pelo professor, pelo aluno, intercâmbio entre turmas e com a participação da comunidade escolar;
  • Garantir uma rotina organizada (sistemática e freqüente) de trabalho com a leitura na escola.
AÇÕES:
  • Organizar um sistema de empréstimo de livros, tornando o acervo da escola acessível a todos;
  • Campanhas para arrecadação de livros através de eventos como: cine-pipoca, bingos, rifas, festas juninas;
  • Confecção de fichas individuais para controle de empréstimos de livros;
  • Promover momentos de leitura na escola a cada última sexta-feira de cada bimestre (convidar pais, pessoas da direção, escritores locais, outros funcionários da escola) para a realização da ação;
  • Mural de indicação literária;
  • Painel com nomes e fotos dos alunos que mais leram durante o mês;
  • Indicação de livros pelos alunos nas salas vizinhas;
  • Painel literário (disposto nos corredores da escola);
  • Doação de revistas por professores, alunos e pais;
  • Planejar momentos de leitura compartilhada entre direção e funcionários de apoio (vigias, auxiliares de serviços gerais, merendeiras);
  • Proporcionar momentos de leitura na sala de leitura e biblioteca durante o intervalo;
  • Garantir a leitura diária por professores e alunos em sala de aula bem como a indicação dos livros lidos;
  • Apresentação de lista em mural com os nomes dos livros mais lido na escola;
  • Utilização de plaquinhas nas salas de aulas e sala de leitura indicando que não devem ser interrompidos, pois é hora da leitura;
  • Roda de conversa feita pelo professor na sala de aula, para orientação de como o aluno deve falar do livro lido.
CONFIRA AS FOTOS DA APRESENTAÇÃO DO PROJETO 


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

JIPs -Etapa Mirim e Pré-mirim


No mês de novembro ocorreu a 2ª Etapa dos Jogos Interescolares de Parauapebas nas cartegorias Mirim e Pré-mirim, e a nossa Escola se desempenhou muito bem, confira a colocação dos nossos atletas.


 * 1º Lugar no Xadrez mirim feminino:  Andressa Karollyne Korzun da Conceição


* 1º Lugar no Xadrez mirim masculino: Thiago Silva Rosa Gonçalves


* 2º Lugar no Mini-handebol feminino


* 2º Lugar no Mini-handebol masculino
 

* 3º Lugar no Handebol mirim feminino


* Campeão por modalidade Mirim

Parabéns alunos pelo ótimo desempenho!
Parabéns Prof.º Paulo e Prof.º Fábio pelo excelente trabalho!