sexta-feira, 15 de outubro de 2010

7 de setembro

 
  •  Introdução
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
  • O processo de independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

  • Pós Independência
Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/


Desfile Escolar
A Escola Plácido de Castro desfilou no dia 7 de setembro com o subtema: "A Biopiratária no Brasil". O termo “biopirataria” foi lançado em 1993 pela ONG RAFI (hoje ETC-Group), para alertar sobre o fato que os recursos biológicos e o conhecimento indígena estavam sendo apanhados e patenteados por empresas multinacionais e instituições científicas, as comunidades que durantes séculos usam estes recursos, não estão participando nos lucros.
As matérias primas e os produtos brasileiros saem do Brasil e são patenteados em outros países. Com isso, as empresas brasileiras não podem vender esses produtos no mercado internacional e, inclusive, são obrigados a pagar royalties para importá-los.

Açaí ou juçara é o fruto da palmeira Euterpe oleracea da região amazônica que teve seu nome registrado no Japão, em 2003. Por causa da pressão das organizações não-governamentais da Amazônia, o governo japonês cancelou esta patente.

Andiroba: A árvore (Carapa guianensis) de grande porte, comum nas várzeas da Amazônia. O óleo e o extrato de seus frutos foram registrados pela empresa francesa Yves Roches, no Japão, França, União Européia e Estados Unidos, em 1999.

Copaíba: A copaíba (Copaifera) é uma árvore da região amazônica. Teve sua patente registrada pela empresa francesa Technico-flor, em 1993.

Cupuaçu: fruto da árvore (Theobroma Grandiflorum), que pertence à mesma família do cacaueiro.  Existem várias patentes sobre a extração do óleo e de outros processos de derivados do cupuaçu por empresas japonesas.

          Jaborandi: Planta só encontrada no Brasil, o jaborandi teve sua patente registrada pela indústria farmacêutica alemã Merk, em 1991.
        
          Conheça alguns esforços para reverter este quadro:
  • 1992, foi assinado a Convenção da Diversidade Biológica.
  • 1995, apresentação do projeto de lei dando apoio à Convenção da Diversidade Biológica.
  • 2001, Pajés de diferentes comunidades indígenas do Brasil formularam a Carta de São Luis do Maranhão.
  • Maio de 2002, formulação do “Compromisso de Rio Branco”, alertando sobre a biopirataria. 
 Fotos do nosso desfile







“Diga não
a Biopirataria!
Salve a Amazônia!”

Um comentário:

Unknown disse...

oi sou Reginaldo quero parabenizar a todos pelo exelente trabalho aqui nesse blog.o brasil precisa de mais trabalhos como esse, nao e atua que sempre estao na frente das outras escolas mucipais parabens