quarta-feira, 15 de junho de 2011

Notícia

Plácido de Castro Promove dia de Resgate da Cultura Popular

 Ninguém quis ficar sem ler um bom livro de Ricardo de Azevedo.
 A plateia fomada por professores, colegas e familiares, assistiram com orgulho as apresentações.
 A literatura foi o principal entretenimento de todos.
A Peça teatral Os Três Namorados da Princesa, de Ricardo Azevedo, foi interpretada pelos alunos.


A Escola Plácido de Castro promoveu um dia inteiro de resgate da cultura popular. Foi uma segunda-feira, 23, repleta de aprendizagem para mais de duzentas crianças do 1º ciclo, pequenos com idade entre seis e dez anos. Os pais também estiveram presentes.
Com o tema “Valorizando a Cultura Popular”, a Praça da Escola Faruk Salmen, bairro Guanabara, virou palco de apresentações teatrais, cantigas de rodas, leituras de poesias e cordel. Todas as obras são de autoria de Ricardo Azevedo, homenageado do dia.
A escolha do autor deve-se ao seu gênero, ligado à cultura popular, segundo nos conta Maria Ivanilde de Amorim, coordenadora pedagógica. “Este é o tipo de texto que as crianças gostam. Nós decidimos trabalhar então com o que lhes desperta interesse”.
“As cantigas de roda, contos, teatro, são atividades que as crianças gostam, por isso elas aprendem com mais facilidade. É uma estratégia de envolvê-las com a leitura. Atividade que nós queremos tornar um hábito prazeroso, não uma obrigação”, disse Maria Ivanilde.
Segundo a coordenadora, o resgate da cultura popular é um assunto que também chama a atenção dos pais. “Historinhas folclóricas, danças de rodas e cordel são temas conhecidos por todos eles, brincadeiras de todos nós, quando crianças”.
“A participação da família é importante para a boa educação dos nossos alunos. Quando os pais interagem, os filhos valorizam mais a aprendizagem e se dedicam mais”, frisa.
O tema do evento – Valorizando a Cultura Popular – faz parte de um projeto institucional da escola, consta no calendário letivo; é a oitava edição do projeto Comunidade de Leitores.
“Não é uma atividade extra-escolar, o tema proposto é matéria do semestre. Nós conseguimos nosso objetivo, envolver todos os alunos, eles sabem tudo de Ricardo Azevedo na ponta da língua, leram todos os textos do autor”, conclui Maria Ivanilde.


Nenhum comentário: