terça-feira, 16 de março de 2010

Carnaval 2010

A história do Carnaval

O carnaval é uma festa popular muito antiga e, por isso, não se sabe a origem exata dessa comemoração. O que se sabe é que está sendo transmitido de geração a geração há muitos anos, como uma tradição. É considerado também uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo, trazido pelos portugueses ao Brasil por volta de 1750. As pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. A palavra entrudo vem do latim e significa entrada, pois a comemoração começa na entrada ( início ) da Quaresma. Tinha, portanto, um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
  • Lista de palavras relacionadas:
Pandeiro, bateria, fantasias, carnaval, samba, desfile, marchinhas, máscaras, serpentina, confete, trio elétrco, foliões
  • Marchinhas de carnaval 
A marcha de carnaval, também conhecida como "marchinha" é um gênero de música popular que esteve no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos anos 60 do século XX. Descende das marchas populares portuguesas.
As nossas marchinhas brasileiras surgiram no Rio de Janeiro, com as composições de Eduardo Souto, Freire Júnior e Sinhô e atingiu o apogeu com intérpretes como Carmem Miranda, Almirante, Mário Reis, Dalva de Oliveira, Silvio Caldas, entre outros. 
  • Abre Alas
Composição: by Chiquinha Gonzaga

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar
Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar

  • A Jardineira
Composição: by Benedito Lacerda-Humberto Porto
Ó jardineira porque estás tão triste
Mas o que foi que te aconteceu
Foi a camélia que caiu do galho
Deu dois suspiros e depois morreu

Vem jardineira, vem meu amor
Não fiques triste que este mundo é todo seu
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu.

  • Mamãe Eu Quero
Composição: by Marcha De Jararaca E V. Paiva
Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!

Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana

Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal. 

Fonte: http://cantinhodoeducar.blogspot.com/2010/01/turma-da-monica-datas-comemorativas.html

Nenhum comentário: