quarta-feira, 24 de março de 2010

NOTÍCIA DE JORNAL


Idosos são beneficiados com projeto desenvolvido por alunos da Rede Municipal

Um projeto de leitura está levando a literatura para fora do muro da escola. O projeto “Pequenos contadores de história”, desenvolvido pela escola Plácido de Castro, leva ficção e conhecimento a pessoas muitas vezes esquecidas pela sociedade e pela família.

“Decidimos dividir com a comunidade o conhecimento adquirido dentro da sala de aula. Por isso, resolvemos visitar abrigos e instituições de apoio ao idoso para levar um pouco de diversão a essas pessoas”, destacou Lauriane Martins, professora da sala de leitura da escola Plácido de Castro. De acordo com a professora, o projeto iniciou no Aconchego do Idoso, mas irá visitar outros centros de apoio a pessoas idosas.

Para Gelma Vieira, coordenadora do 1º e 2º ano do 2º ciclo da escola Plácido, é preciso que haja uma integração entre a escola e a comunidade. “A comunidade deve está inserida na rotina escolar, e a rotina escolar deve incluir em suas tarefas o envolvimento com a comunidade”.

Segundo Dionísio Lunkes, coordenador do Aconchego do Idoso, é preciso que a sociedade se preocupe mais com os seus idosos, pois foram eles que durante muito tempo sustentaram a economia do país. “Os idosos de hoje são os pais, os professores, os médicos de ontem, e os profissionais de hoje são os idosos de amanhã, por isso é preciso muito respeito e carinho com essas pessoas”, enfatiza.

Aconchego do Idoso

O Aconchego do Idoso é uma casa de abrigo, constituindo Instituição de Longa Permanência (ILP), como proteção social de alta complexidade que visa o atendimento ao idoso, a partir de 60 anos, de ambos os sexos, com problemas de saúde, precisando de reabilitação, em situação de risco pessoal e social, com rompimento ou desprovimento de vínculo familiar.

O programa possui nove leitos, garante cidadania, por um pequeno período, para idosos doentes, e oferece tratamento de saúde por equipe multiprofissional, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Tendo como objetivo maior resgatar a saúde biopsicossocial do idoso, recuperar sua auto-estima, tratar hábitos nocivos à saúde, reinserir o idoso à família e promover a retomada dos vínculos familiares.

O espaço oferece alimentação balanceada e dieta recomendada por nutricionista, e ações de combate ao preconceito à terceira idade, por meio de orientações e campanhas.


“Projeto
Pequenos contadores de história”

Nenhum comentário: